Conselho Pastoral dos Pescadores do Baixo São Francisco

Minha foto
É um blog que trata da luta e organização de Povos e Comunidades Tradicionais e Ações Socioambientais, em especial das Pescadoras e Pescadores Artesanais. O nome "Pirá" é um nome do peixe exclusivo do Rio São Francisco, ou Rio Opará, como os antigos moradores - os Povos Índigenas o chamavam.O Peixe Pirá, na língua indígena significa tamanduá porque é parecido com o Tamanduá por causa de seu focinho.Tem cerca de 60 cm de comprimento, corpo e focinho alongados, dorso azulado ou esverdeado-escuro, flancos amarelados, ventre esbranquiçado, nadadeira caudal lunada e com uma mancha escura. Também é conhecido como "bom-nome". O Pirá é o símbolo do Rio São Francisco e se encontra em processo de extinção. Através dele falaremos da Pesca Artesanal, dos Peixes, das Águas e da Vida das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Identidade e Território Tradicional dos Pescadores e Pescadoras Artesanais

“Nós pescadores temos essa arte e essa forma de viver, e isso, é ser livre”

Toinho Pescador

Os Pescadores e Pescadoras Artesanais tem um tradicional modo de viver e de lidar com a natureza, tem história de raízes profundas que é passada de geração para geração. A pesca é mais que uma profissão, é um modo de vida, é uma cultura onde o trabalho é livre e tem um regime autônomo e coletivo, que extrai da natureza somente o que ela é capaz de repor. Possui relação com a natureza, que contém uma espiritualidade e uma mística que suscita o respeito e o cuidado.

Tem o conhecimento da natureza como principal base de sustentação. Muitos dizem: “que se identifica o peixe através da lua e da maré, conhece os pontos de pesca pelos sinais das diferentes águas”. Mas, esta natureza, por causa da intervenção humana, está sendo modificada. E cada vez mais se torna difícil identificar os elementos da natureza como orientadora do ciclo da vida pesqueira.Antes ninguém ia para o mar sem conhecer os pontos de pesca através dos sinais da natureza, hoje, com a destruição das matas e a degradação do meio ambiente é difícil ter pontos fixos. Perdemos esses territórios que são pontos importantes para a pesca. Muitos de nós temos que usar o aparelho de GPS para se orientar”.

A identificação da natureza faz parte da memória e dos lugares da terra e da água necessários a reprodução física e cultural das populações pesqueiras. A característica principal do Ser do pescador e da pescadora artesanal é sua tradicionalidade, seu modo de viver e de se relacionar com a natureza, onde possui valores próprios e desenvolve técnicas que garante a sustentabilidade da família e dos estoques pesqueiros. São as famílias donas de seus meios de produção, possuem os equipamentos necessários para a pesca, como redes, pequenas embarcações e motores, bem como a força de trabalho são dados pela família ou por grupos de trabalho coletivo, sendo também unidade de produção, de consumo e de partilha.

Os Pescadores e Pescadoras Artesanais, hoje pelas inúmeras dificuldades de vida e pela falta de incentivo à pesca artesanal têm que buscar formas de sobrevivência como estratégia para garantir sua reprodução social, para tanto, buscam outras atividades (bicos) fora da pesca artesanal. E por causa disso, estão perdendo sua identidade enquanto pescador, que antes tirava da pesca seu principal sustento e junto a isso, a perca dos seus lugares de morada e de vida. É preciso resgatar a Identidade própria do Pescador e da Pescadora Artesanal para manter sua resistência e as suas próprias lutas em defesa do Território Pesqueiro.

Alzení Tomáz - colaboradora do CPP NE

Um comentário:

  1. ola,meu nome e giovanni e morro em criciuma-sc,pesco quase por diverçao,quase por ser um vicio(bom).O q tenho a dizer e que sejam felizes,a vida e sinples,muitas vezes ate com dificuldade eu sei,mas a vida sinples tem seu lado possitivo,na hora de dormir,na consiencia e na paz.Nao adianta carrão,casas,terrenos,e se for ver nada e seu.A sinplicidade esta na alma do pescador.A liberdade e tudo.Isso que penso e e meu jeito de viver.Parabens.feliz 2010 para todos.aaaa tenho um pequeno blog www.sona-pescaria.blogspot.com

    ResponderExcluir